Venha saber já como funciona um prontuário eletrônico

Normalmente, quando se fala em prontuário, as pessoas pensam logo em internação. De fato, esse documento é bem comum nessas ocasiões, mas ele deve ser feito sempre, em qualquer atendimento médico.No entanto, pode ser bem complicado quando alguém precisa acessar o prontuário de um paciente e é por isso que o prontuário eletrônico é a solução mais moderna o possível.

Assim, se alguém foi atendido por um especialista X e precisa retornar ao médico, o seu prontuário eletrônico mostrará o que aconteceu com ele anteriormente, o que ele usou, quais foram os resultados dos seus exames, etc.

prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico agiliza bastante a confirmação de informações clinicas sobre o paciente e, por causa disso, também faz com que as medidas para os cuidados dos pacientes sejam mais rápidas.

Se você nunca pensou em usar prontuário eletrônico na sua clínica, saiba porque você está perdendo tempo!

Prontuário pode garantir a vida do paciente

Nesse documento, todas as especificidades do paciente podem ser lidas, inclusive uma alergia a medicações.

Assim, se um médico vai aplicar remédio no paciente de um colega e não lê prontuário eletrônico, ele pode até causar um choque anafilático.

É por causa disso e de muito mais que o prontuário eletrônico é um facilitador, até mesmo para que se feche um diagnóstico com mais rapidez.

Afinal, quem nunca passou pela situação de o médico não determinar o que havia de errado? Com esse prontuário, é possível ver todo os exames que a pessoa já fez e eliminar facilmente algumas opções de diagnóstico.

Programa também atua com Laudo medico

O laudo é um documento do qual muitas pessoas têm necessidade, em especial para conseguir benefícios da previdência.

Quando um médico faz um laudo, ele indica todos os principais males daquela pessoa, suas consequências a longo prazo, os sintomas e muito mais.

Normalmente, o laudo tem de ser atualizado de maneira periódica e, pelo sistema de gerenciamento médico, dá para fazer um laudo e encaminhar ao paciente!

O especialista cria esse laudo usando o sistema eletrônico e ele fica disponível para o paciente, que só precisa se logar para imprimi-lo.

Também há casos nos quais o médico faz o laudo e quem o acessa para impressão é a secretária ou recepcionista.

De toda forma, é um sistema bem mais prático e há o benefício de que o laudo fica salvo para que, em outras ocasiões, ele possa ser consultado até por outros especialistas.

Como usar o sistema que emite prontuário eletrônico

Uma das coisas que mais tranquilizam quem usa esse sistema é que não é difícil emitir um prontuário eletrônico com ele.

Basta que o médico vá inserindo as informações do paciente durante a consulta e que os enfermeiros, caso seja preciso, também adicionem essas informações ao longo dos dias.

Mesmo que se trate de uma consulta simples ou de um exame, todos os dados podem ser usados para alimentar esse documento do paciente e, caso ele precise retornar ao consultório depois, o próximo médico também poderá verificar o que houve com aquele paciente.

É importante atualização

O software que gera o prontuário eletrônico, assim como todos os demais programas de computador, pode precisar de atualização de vez em quando para que seu funcionamento siga como o esperado.

Para garantir isso, é preciso que o hospital, clínica ou consultório sempre se informe sobre o oferecimento de atualizações assim que o sistema é adquirido.

A garantia também é algo que precisa ser verificado assim que se compra o software médico porque é isso que vai garantir que ele esteja sempre disponível.

Quer instituir o sistema para prontuário eletrônico na sua empresa? É só você vir ler mais acessando nosso https://hbeaie.org!

Deixe um comentário