Como economizar na locação de equipamentos?

No geral, a Locação de equipamentos é considerada um artifício para que o custo mensal das empresas seja reduzido, já que elas serão dispensadas de manter um maquinário próprio em bom estado.

Porém, uma dúvida de muitos é: como economizar na locação de equipamentos? É claro que essa é a razão de ser dessa atividade, mas como fazer com que ela atenda ao esperado?

locação de equipamentos

A seguir, algumas ideias para que o valor da locação de maquina não saia do controle e essa escolha continue sendo lucrativa.

1 – Não alugue equipamento que não são necessários agora

É claro que os empreendedores sempre querem aumentar o tipo de serviço que prestam a fim de agradar a mais clientes, mas não se deve fazer locação de equipamentos tendo como base apenas uma “perspectiva”.

Na realidade, o aluguel de maquina só deve ser feito, efetivamente, se o serviço será mesmo prestado e o maquinário for preciso.

2 – Faça uma pesquisa rigorosa com relação à locadora

Existem muitos lugares onde se pode fazer aluguel de betoneira ou de qualquer equipamento que se deseje, mas a verdade é que nem todos merecem credibilidade. No geral, é possível encontrar locadoras nas quais o maquinário alugado não passa por manutenção, não está em bom estado, não é de um fabricante confiável e muito mais.

Sendo assim, fazer uma pesquisa rigorosa sobre as avaliações dos clientes da locadora e, claro, sobre a sua atuação no mercado é imprescindível para se fazer locação de equipamentos com segurança.

3 – Tente se fidelizar

A maioria das empresas, inclusive as locadoras de máquinas, trabalha com vantagens para os clientes fiéis, processo que é chamado de fidelização.

Leia também:  Locação de equipamentos Fatores importantes para Calcular o valor do aluguel

Por isso, se você quer pagar menos quando for procurar por locação de equipamentos, uma boa forma de conseguir isso é sendo cliente fidelizado de alguma locadora. Assim, com o intuito de garantir que continue sendo procurada por você, a locadora vai oferecer valores mais baixos.

4 – Negocie o valor

É muito comum que as pessoas menos experientes “concordem” com o custo da locação de equipamentos sem nem mesmo tentar negociá-lo.

Porém, isso é um erro muito grave: sempre que se vai tratar de aluguel de ferramenta, especialmente se for um aluguel que será caro ou que vai durar muito tempo, é primordial tentar negociar.

É claro que há empreendedores que ficam tímidos quando se trata de negociar locação de equipamentos, mas é muito importante mudar essa ideia e compreender que a negociação não é errada e sim uma forma de poupar dinheiro.

5 – Atente-se aos juros

Normalmente, a locação de equipamentos tem juros “acoplados” para o caso de qualquer atraso na entrega. Isso é uma prática comum, mas deve-se ficar atento se esses juros são superiores a 2%: as locadoras sérias não aplicam taxas maiores que isso, justamente porque não querem cair em cobrança abusiva.

Inclusive, há locadoras que cobram até 1%, ou seja, mais baixo ainda.

Quer outras dicas para o seu aluguel de equipamentos? Passe em nosso blog!

Deixe um comentário